Os benefícios da busca inteligente no e-commerce

Como fazer com que o seu site de comércio eletrônico se torne mais eficiente em vendas? Essa é uma pergunta constante para muitos empreendedores, e uma das principais respostas tem relação com a busca inteligente. Você conhece esse recurso?

Em um conceito básico, uma busca consiste em uma abordagem para encontrar conteúdo na Internet, ou dentro de algum sistema/plataforma com o objetivo de fornecer ao usuário final os resultados mais relevantes possíveis através de um mecanismo de pesquisa.

Porém, as ferramentas de pesquisa e seus resultados se tornaram um instrumento estratégico para os negócios: atualmente, para todas as empresas, fazer parte dos resultados do Google significa a possibilidade de ter mais clientes e realizar transações.

E para o e-commerce não é diferente! Acompanhe a seguir e descubra as diferenças entre os mecanismos de busca e como uma busca inteligente pode alavancar suas vendas online.

Os mecanismos de pesquisa estão mais inteligentes

A realidade dos resultados das buscas atualmente já nos mostra o quanto evoluímos quanto ao uso dos mecanismos de pesquisa. O resultado de um “Google” não trás algo básico ou conceitual, ele já nos direciona para algo realmente útil e aplicado a um objetivo específico.

Na prática, por exemplo, se o usuário for um profissional de TI e pesquisar “mouse”, é mais provável que a pesquisa resulte em informações sobre um dispositivo em vez de um roedor.

As técnicas de personalização de busca têm sido um passo adiante para o que chamamos de busca inteligente – os mecanismos de pesquisa já indexam o conteúdo da web de acordo com o interesse do usuário. Ganhamos em eficiência nos resultados e aumentamos a produtividade.

Por outro lado, o avanço da tecnologia empregada pelos mecanismos de pesquisa também tem levado a busca inteligente a resultados em favor dos anunciantes. 

Busca inteligente aplicada ao e-commerce

É essencial em sua loja virtual que ela mostre sugestões relevantes em uma pesquisa para dar ao seu cliente uma ideia da profundidade de sua gama de produtos. Isso faz sentido quando você está vendendo milhares de produtos de um tipo semelhante ou de uma única linha.

A busca inteligente se destaca como um recurso aplicado ao e-commerce, uma vez que uma homepage não pode exibir todos os produtos vendidos. Portanto, a opção “Pesquisar” é a próxima coisa na qual você deve se concentrar visando aumentar suas vendas.

Quanto mais rápido e mais preciso o resultado, melhor é a experiência proporcionada pelo mecanismo de pesquisa e pela sua loja. Ao contrário disso, a ineficácia e a lentidão dos resultados podem gerar frustração no usuário e encurtar a vida do seu negócio no comércio eletrônico.

Na prática, podemos pensar, por exemplo, em uma livraria online, que oferece a pesquisa de livros por título, autor ou gênero. Mesmo que alguém não se lembre de todo o título ou nome do autor, a pesquisa inteligente poderá ajudar o seu cliente concluir a busca rapidamente.

Características de uma busca inteligente no e-commerce

Promover seus produtos online é um desafio, portanto, é crucial que você mostre os resultados de pesquisa relevantes aos seus clientes. Um exemplo dessa eficiência é o retorno dos produtos mais vendidos com base na busca realizada.

Para isso, é preciso que sua ferramenta de busca inteligente tenha algumas características fundamentais.

Verificação ortográfica e autocompletar

Ajude seus visitantes com o recurso de preenchimento automático e nunca perca uma venda por causa de um erro de digitação graças à função de verificação ortográfica. A sua busca inteligente precisa aprender a partir de todas as entradas erradas e sugerir automaticamente produtos relevantes em buscas futuras.

O poder da Inteligência Artificial

O recurso de busca inteligente de sua loja virtual precisa aprender com as pesquisas já realizadas, e a integração com a Inteligência Artificial ajuda alcançar seu objetivo de vendas todos os dias.

Ela oferece resultados compreendendo consultas longas e complexas escritas em qualquer caso ou forma. Os produtos podem ser escritos de diferentes maneiras, incluindo no singular e plural.

Filtros relevantes nas buscas

Os visitantes navegam pelos resultados com rapidez e facilidade com filtros dinâmicos. Algoritmos inteligentes aplicados à busca inteligente geram filtros relevantes, simplificando os resultados da pesquisa para facilitar a navegação. Isso inclui a busca por produtos relevantes, categorias de produtos e outras características, como peso, preço e outras opções.

Velocidade nos resultados

Por fim, uma importante característica que não pode faltar em sua busca inteligente é a velocidade nos resultados, afinal, não adianta eficácia nos resultados se eles não são apresentados rapidamente.

Busca inteligente na era dos dispositivos móveis

Se você compreendeu a importância da busca inteligente em sua loja virtual, entender o quanto esse recurso é estratégico na era da hiperconectividade com o uso dos dispositivos móveis será fácil.

A Transformação Digital nos levou a novos hábitos de comportamento e consumo, e os smartphones se tornaram um importante instrumento de decisão. Além de adaptar sua loja virtual ao tamanho das telas dos dispositivos móveis, é preciso fornecer recursos ágeis e eficientes de pesquisa para garantir a conversão em vendas. Ponto para a busca inteligente!

E não esqueça do recurso de busca por voz

Ainda não adotamos o recurso de realizar a busca por voz em nossa rotina, mas isso vai acontecer em pouco tempo. É o que mostra os investimentos feitos pela Google, Amazon, Microsoft e Apple através dos seus assistentes virtuais.

Próximos passos

Os proprietários de e-commerce gastam muito do seu tempo no site, por isso, é natural se concentrar na experiência do cliente, principalmente na loja. Mas o consumidor de hoje chega com frequência à loja mais informado e mais perto de tomar uma decisão de compra do que nunca.

Muitas vitrines, agora, são feitas em apenas uma tela, e utilizam a busca inteligente como principal instrumento para conversão em vendas. Seus próximos passos serão aproveitar nossas dicas e implementar um mecanismo de pesquisa inteligente e eficiente o quanto antes.

Continue ligado em nosso blog para mais conteúdo sobre tecnologia e e-commerce! E você, já usa a busca inteligente em seu e-commerce ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários.

Já vai?

Antes de ir, fique conectado e continue por dentro dos principais insights do mercado.Receba conteúdo sobre tecnologia, e-commerce e transformação digital diretamente no seu e-mail.

You have Successfully Subscribed!