Dormir bem vai te fazer mais produtivo

por | 29/05/2019 | Blog, Mercado

Dormir ainda é a principal resposta de como ser mais produtivo na vida e nos negócios.

Provavelmente a dica que você recebeu de um amigo ao perguntar como ser mais produtivo ou eficiente antes de uma grande apresentação ou correndo uma maratona, deve ter sido “tenha uma boa noite de sono”.

Recomendações como essa existem porque, no fundo, todos nós sabemos o quanto o sono é importante para o nosso desempenho. No entanto, neste mundo tão dinâmico, conectado e corrido que vivemos, todos nós estamos tentando descobrir como ser mais produtivo com menos sono.

Desculpe te decepcionar, mas a solução é oposta a redução das horas de sono. Para obter maior produtividade, você precisa dormir melhor – e não o contrário. Continue a leitura do artigo para entender melhor como o sono ruim prejudica a sua produtividade, enquanto o bom sono a melhora e como você pode garantir que o sono seja produtivo também.

 

Por que dormir é importante

Um estudo feito pela National Sleep Foundation, fundação americana dedicada a melhorar a saúde e o bem-estar através da educação e cuidados com o sono, mostra que quase metade dos americanos relatam que sono de baixa qualidade ou insuficiente interfere com sua vida diária pelo menos uma vez por semana.

Nós já temos a consciência de que o sono ruim afeta negativamente nossa produtividade. Quanto mais horas trabalhamos, mais cansados ​​ficamos e mais propensos ao erro, à procrastinação ou à lentidão que bloqueia nossa criatividade.

Os pesquisadores perceberam que esses efeitos surgiram no final do século 19, quando recomendaram cortar o dia de trabalho de 9 para 8 horas, de modo que a semana total de trabalho totalizou cerca de 40 horas.

Eles puderam ver através dos estudos que, passado esse ponto, a eficiência da produção dos trabalhadores seriamente comprometida, reduzindo os resultados no operacional.

A nossa realidade atual mostra que muitas pessoas trabalham mais de 40 horas semanais, e mesmo se você estiver trabalhando uma quantidade razoável de horas, seu trabalho pode não ser produtivo se você não estiver apoiando-o com um bom sono.

De acordo com as últimas pesquisas sobre produtividade e sono, ter um bom sono se refere tanto à quantidade quanto à consistência do seu sono.

 

O custo de produtividade do sono ruim

Essas perdas de produtividade custam dinheiro real. Em 2016, a RAND Corporation,  organização de pesquisa que desenvolve soluções para os desafios de políticas públicas, descobriu que a privação de sono custa à economia dos EUA US $ 411 bilhões por ano e mais de 1 milhão de dias perdidos.

O sono acumulado faz com que as pessoas durmam demais e acabam atrasadas, ou simplesmente deixam de trabalhar devido a uma doença que correm mais risco de contrair porque são privadas de sono. Se eles chegam ao trabalho, são menos focados e produtivos enquanto estão lá.

Em um nível individual, isso significa 11 dias perdidos de produtividade e US $ 2.280 em salários perdidos a cada ano .

 

Como ser mais produtivo? Combatendo tudo o que faz mal

A melhor forma como tornar como ser mais produtivo é combatendo tudo o que pode fazer mal e gerar consequências negativas para a produtividade.

 

1. Sono insuficiente

A primeira barreira à produtividade é o sono insuficiente. Não durma o suficiente e sua produtividade será prejudicada. Você terá menos energia e reagirá mais lentamente. Você se sentirá menos criativo e focado e terá dificuldade em tomar decisões e resolver problemas.

Estes são os efeitos da privação do sono , e você pode vê-los jogar fora entre os indivíduos privados de sono em seu local de trabalho.

A privação do sono nos devasta mentalmente, fisicamente e emocionalmente. Quando não dormimos o suficiente, temos dificuldade em nos concentrar durante o dia. O que aprendemos e tiramos, também não nos lembramos.

Para se ter uma ideia dos efeitos do sono insuficiente, nosso cérebro consolida as memórias durante todo o processo de descanso, principalmente no estágio do sono chamado “REM”.

Porém, o REM está concentrado na última parte da noite, então se não estamos dormindo o suficiente no geral, estamos perdendo mais sono REM do que os estágios mais leves do sono e consequentemente a consolidação de nossas memórias são afetadas.

 

2. Ausência do sono profundo

Também perdemos mais sem o sono profundo, esse é o estágio do sono responsável por restaurar e reparar nossos músculos e tecidos corporais. Como resultado, nossos músculos doem mais e nos cansamos facilmente.

De fato, quando você não dorme bem, você se cansa 11% mais rápido do que todos os que o fizeram. A longo prazo, a privação crônica do sono está associada a uma série de problemas sérios de saúde, incluindo obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

É fácil ver como os efeitos da privação do sono afetam negativamente sua produtividade na escola, na vida e até na gestão de seu negócio, a exemplo de um e-commerce. Ser privado de sono tem o mesmo efeito de estar bêbado e todos sabemos quão improdutivos somos quando estamos intoxicados.

Fique acordado uma noite toda, e seu tempo de resposta é 50% mais lento do que alguém com apenas 0,1% de nível de álcool no sangue.

 

3. Sono inconsistente

A outra parte da fórmula como ser mais produtivo é sempre um sono consistente. Um estudo de 2017 acompanhou estudantes de graduação em design de interiores que usavam pulseiras de actigrafia , monitorando seus horários de sono, antes de lhes dar avaliações cognitivas.

Quanto mais irregular o seu horário de sono, pior as suas capacidades cognitivas diminui durante a semana. Esses resultados foram confirmados por outros estudos, sugerindo que a regularidade do sono é tão importante quanto a quantidade.

Caso você não saiba, nosso corpo libera melatonina à noite, sinalizando para o nosso cérebro que é hora de começar a adormecer. De manhã, nossos níveis de cortisol sobem à medida que a melatonina diminui, despertando o corpo e preparando-o para enfrentar o dia.

Quando não seguimos um horário regular de sono, a nossa produção de melatonina é atrasada, por isso não dormimos o tempo necessário, e experimentamos os efeitos do esgotamento no funcionamento do nosso corpo.

 

Como tornar seu sono e sua mais produtiva

Se você quer saber como ser mais produtivo, você precisa ter certeza de que tem um bom sono. Separamos aqui dicas para ser um dorminhoco produtivo.

 

  • Reserve sua cama para dormir

Seu quarto deve estar reservado para dormir. Se você tem uma mesa ou televisão lá, tudo bem, apenas certifique-se de que está fora do caminho quando você estiver se preparando para dormir e não provocar ansiedade. Se a sua mente está em outro lugar, você vai ter dificuldade em descansar.

 

  • Tire sonecas curtas

Quase todo mundo experimenta uma queda de produtividade no meio do dia, até mesmo os que trabalham na intensa atividade de uma loja virtual. É quando a maioria das pessoas correm para a lanchonete mais próxima, em busca de uma sacudida rápida com o uso de café ou outro estimulante.

Bebidas a exemplo do café muitas vezes oferece um aumento na produtividade e no estado de alerta , mas não é um substituto para o sono. Em vez disso, é uma espécie de truque químico que engana o cérebro a pensar que não está cansado, uma alternativa acessível é um cochilo rápido de 10 ou 20 minutos.

 

  • Não tome café tarde da noite

Isso não quer dizer que o café não tenha suas qualidades. Muitas vezes pode ser muito eficaz em dar-lhe apenas o empurrão que você estava procurando. No entanto, um café mal programado pode prejudicar sua produtividade ou mantê-lo acordado até tarde da noite.

 

  • Desacelere à noite

Mais do que apenas manter um horário de sono consistente, realizar as mesmas ações relaxantes antes de dormir todas as noites pode ajudar a preparar seu cérebro para descansar.

Algumas pessoas preferem um banho quente com pouca luz, música suave ou leitura. Realmente não importa qual é a atividade, desde que isso o coloque em um estado relaxado.

 

  • Desligue seu telefone

Essa dica pode ser polêmica. Porém, todos os componentes eletrônicos interferem no seu sono, mas se você for como a maioria das pessoas, seu smartphone será seu maior bloqueador para o sono.

Os problemas com equipamento eletrônicos e o sono são que todos esses dispositivos emitem altos níveis de comprimento de onda azul forte e penetrante. Ao perceber essa onda da luz seu cérebro associa à luz do sol, fazendo com que você fique alerta e desperto antes da hora.

 

  • Faça exercício regularmente

Falando de exercício, esta é outra atividade energizante que realmente ajuda a melhorar o seu sono, dependendo de quando você faz isso. Evite exercitar-se a noite, pois isso irá ativar o sistema nervoso e dificultar o sono.

Mas exercite-se regularmente e de manhã ou no início do dia, e você ajudará a cansar fisicamente o seu corpo para que você praticamente caia na cama a noite.

 

  • Observe o que você come e bebe

Uma dieta saudável contribui para um corpo e sono saudável. Coma bem durante o dia, mas tenha um cuidado especial com o que você ingere depois da tarde.

Limite sua cafeína, drogas e álcool . Fique atento para jantares pesados ​​de alimentos excessivamente gordurosos, ou lanches noturnos cheios de açúcar. Em graus variados, tudo isso bagunça seu sistema digestivo e sua mente, interferindo na sua capacidade de adormecer e permanecer dormindo.

 

Apenas durma mais

Aumentar nossa produtividade é fundamental. A falta de sono já é uma epidemia global com perspectivas muito preocupantes.

Se quisermos ser saudáveis, eficazes e produtivos, nosso sono deve se tornar o primeiro item da lista a se concentrar. Sem essa prioridade, não poderemos ter uma vida significativa.

Relacionados

Já vai?

Antes de ir, fique conectado e continue por dentro dos principais insights do mercado.Receba conteúdo sobre tecnologia, e-commerce e transformação digital diretamente no seu e-mail.

You have Successfully Subscribed!