Como as fotos de produtos ajudam no processo de compra

As fotos de produtos têm um papel de grande importância na decisão de um cliente que entra no seu e-commerce. Em uma loja física o consumidor tem a oportunidade de analisar de perto todas as características do produto, certo? Em uma loja virtual é preciso recriar uma experiência que chegue o mais próximo disso – e as imagens contribuem fortemente para esse objetivo.

 

São diversos os aspectos que influenciam no processo de compra em um e-commerce, não é? Mesmo que de forma inconsciente, o consumidor analisa a estrutura do site, a descrição do produto, preço, condições de entrega, fotos do produto, opiniões de outros clientes, entre outros fatores – e para aumentar as chances de fechar vendas, é preciso dar atenção a todos eles.

 

Em um mercado tão disputado, o diferencial da sua empresa pode estar justamente nas fotos de produtos. Por isso, a seguir, veremos qual é a importância dessas imagens e como você pode acertar nas fotos do seu e-commerce. Acompanhe!

 

A importância de um bom cadastro de produto

 

A forma como os produtos da sua loja virtual são cadastrados interferem diretamente na experiência do consumidor na sua página e, também, no sucesso das vendas. Esse cadastro pode tornar a navegação mais intuitiva, aumentar as chances de ter a sua página encontrada no Google e melhorar a percepção do cliente em relação aos produtos apresentados.

 

Imagine que você entre em um e-commerce em que os produtos sejam mostrados sem seguir um padrão e não estejam classificados em categorias. Além de ser difícil encontrar os produtos que você deseja, é muito possível que você crie uma imagem negativa dessa empresa – procurando pelos produtos em outra loja virtual.

 

Para evitar que isso aconteça, você pode prezar por um bom cadastro de produto. Veja quais são os pontos que merecem a sua atenção nesse momento:

 

  • Árvore mercadológica, que simplifica a categorização dos produtos e facilita a navegação dos consumidores;
  • Nomenclatura do produto;
  • Imagens do produto;
  • SEO (Search Engine Optimization) e meta tags;
  • Descrição do produto;
  • URL amigável.

 

Como as fotos de produtos ajudam no processo de compra?

 

Como vimos, as fotos de produtos representam uma parte fundamental do cadastro dos itens no seu e-commerce. Se você está em busca de um novo laptop, certamente deseja ter acesso a fotos detalhadas que consigam ilustrar todas as características do produto que pretende adquirir, não é?

 

Mais do que saber as configurações internas desse laptop, o cliente deseja enxergar o produto. Essa visão faz parte do processo de decisão e são poucos os consumidores que fecham um negócio sem ter acesso a fotos em boa qualidade.

 

Grande parte dos empreendedores reconhece que produtos cadastrados com fotos transmitem uma imagem positiva ao cliente, mas outra parcela não compreende todos os impactos que essas imagens geram. Veja, a seguir, quais são os fatores que ressaltam a importância das fotos de produtos:

 

Informações detalhadas do produto

As fotos funcionam em conjunto com a descrição do produto para entregar todas as informações que um consumidor necessita para fazer a sua compra. Quanto mais completas forem essas informações, maiores são as chances de que o cliente decida realizar a compra sem precisar sair da sua página para realizar mais pesquisas.

 

Estímulos emocionais

As fotos de produtos também exercem um papel de estimulante às emoções do consumidor. Ler a descrição de um produto pode despertar o seu interesse, mas ver a imagem permite que ele se imagine usufruindo daquele produto – criando um vínculo sentimental e aumentando as chances de conversão.

 

Imagem positiva da empresa

Imagine que você entre em um e-commerce em que vários dos produtos tenham imagens de baixíssima qualidade. Continuando a sua pesquisa pelos itens desejados, você encontra outra loja virtual que oferece fotos em alta definição em vários ângulos. Certamente, a imagem dessa empresa que disponibiliza fotos de produtos de boa qualidade é mais positiva, não é?

 

Destaque nos mecanismos de busca

Muitos dos visitantes da sua página podem ter origem em buscas por imagens nos mecanismos de busca. Ao ter fotos em alta definição associadas à sua empresa, você pode chamar a atenção desse público no momento em que eles estão pesquisando sobre os produtos.

 

Vantagem competitiva

Todos esses benefícios que as fotos de produtos apresentam no processo de compra podem ser interpretados como uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. No momento da decisão de compra, esse pode ser o critério utilizado para que um cliente opte pela sua loja virtual.

 

Dicas para acertar nas fotos dos seus produtos

 

Ficou interessado em aproveitar todos os benefícios que as fotos de produtos de qualidade podem gerar? Fazer com que o seu e-commerce se diferencie imagens de ótima qualidade não é uma tarefa muito difícil – basta que você tenha determinação. Veja algumas dicas para acertar no cadastro das fotos dos seus produtos:

 

Evite os bancos de imagem

Um dos objetivos ao trabalhar com fotos de produtos é diferenciar a sua empresa dos concorrentes. Por essa razão, você deve evitar utilizar as imagens disponibilizadas em bancos de imagem – que são aquelas usadas por grande parte das empresas.

 

Prepare um ambiente adequado

Com o produto em mãos, você tem todas as condições de tirar fotos fantásticas. Para isso, basta preparar um ambiente adequado com uma boa iluminação, fundo neutro e câmera de qualidade. Com um pouco de prática, você será capaz de tirar ótimas fotos dos seus produtos.

 

Trate as imagens

Após tirar as fotos de produtos, não deixe de tratá-las em programas de edição de imagens. A correção das imperfeições, ajustes no tamanho e aplicação de filtros faz toda a diferença para que as imagens fiquem ainda mais agradáveis para o consumidor.

 

Busque ângulos diferentes

No momento de tirar as fotos, busque captar o maior número de ângulos diferentes. Dessa forma, você terá várias opções para escolher no momento de tratar as imagens – conseguindo mostrar ao consumidor as principais características do produto ofertado no seu site.

 

E então, você já conhecia a importância as fotos de produtos no processo de compra? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima.

Já vai?

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