Como divulgar seu e-commerce para obter melhores resultados

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São inúmeras as formas de aproveitar os benefícios do ambiente digital. Com grande parte dos clientes presentes no ambiente digital e com consumidores que buscam pela praticidade no momento de fazer as suas compras, a internet é o ambiente ideal para potencializar os resultados de vendas.

Entretanto, é fundamental saber como divulgar seu e-commerce para obter melhores resultados. Acompanhe!

As diferenças na divulgação de uma loja virtual

O primeiro passo para divulgar seu e-commerce com sucesso é conhecer as principais diferenças entre uma empresa que atua com ponto fixo e um negócio digital, no que diz respeito às formas de se conectar com o público. Como você pode imaginar, as ações desenvolvidas devem ser distintas para que os resultados sejam favoráveis.

Uma loja localizada no centro da cidade precisa se preocupar com a sua fachada, vitrine, letreiros e formas de publicidade que alcancem especificamente potenciais clientes da sua região. Mesmo aquelas empresas que usam a internet para a divulgação conseguem explorar os canais digitais com o objetivo de conduzir seus clientes até o PDV.

Já uma loja virtual tem preocupações muito diferentes. Sem um ponto físico para receber os clientes, é necessário ter um foco especial no website (ou aplicativo), que permita a compra dos seus produtos – realizando uma série de ações na internet para atrair potenciais interessados em realizar compras virtuais.

Na prática, você precisa dominar as principais ferramentas da internet para divulgar seu e-commerce: site empresarial, redes sociais, mídias pagas, estratégias de atração de usuários, e-mail marketing, ambiente mobile, entre outras. É nesse caminho que você pode alcançar o sucesso na internet.

Como divulgar seu e-commerce?

Mas, então, como você pode iniciar a presença digital da sua empresa e divulgar seu e-commerce com sucesso? Como vimos, são vários os fatores que merecem a atenção do empresário para que os resultados alcançados sejam favoráveis, dentre eles:

Trabalhe na geração de tráfego

A geração de tráfego significa atrair um bom número de visitantes para as suas páginas digitais – aumentando as chances de encontrar pessoas interessadas nos seus produtos. Trata-se da primeira etapa para aumentar o número de clientes.

Para aumentar a geração de tráfego, é importante que a sua empresa seja facilmente encontrada pelas pessoas que tenham o perfil do seu cliente. Para isso, veja algumas estratégias que podem ser usadas:

  • Marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é baseado na produção de conteúdos dos mais diversos formatos (textos, vídeos, infográficos, entrevistas, eBooks, etc.) que chamam a atenção do seu potencial cliente, aumentando o volume de visitantes nas suas páginas e iniciando um relacionamento que pode ser convertido em vendas.
  • Técnicas de SEO. As técnicas de SEO são um conjunto de ações com o objetivo de otimizar o site da sua empresa para a internet – facilitando que ela seja encontrada nos mecanismos de busca. Entre essas técnicas está o uso correto de palavras-chave que gerem identificação com o seu público.
  • Redes sociais. Grande parte dos seus clientes está presente nas redes sociais, não é? Por conta disso, manter um perfil ativo nas principais redes é uma ótima forma de aumentar a visibilidade sobre o seu e-commerce, divulgando seu posicionamento, produtos e até permitindo a compra diretamente por lá.
  • Mídias pagas. Principalmente para as lojas virtuais que estão iniciando a divulgação na internet, explorar as mídias pagas é uma ótima forma de gerar tráfego. A partir do pagamento de determinada quantia, você consegue impulsionar as publicações da sua empresa, fazer anúncios no Google e outros canais com foco em um público segmentado e até localizado nas suas proximidades (excelente para negócios locais) para atingir os seus potenciais clientes de forma certeira.

Tenha uma página responsiva

Você já entrou em uma loja virtual repleta de links quebrados, menus confusos e outras complicações para a navegação? As chances de que um usuário desista da compra por conta das dificuldades são muito grandes.

Por esse motivo, ter uma página responsiva, ou aplicativo, que proporcione uma boa experiência para os visitantes é essencial no momento de divulgar seu e-commerce. De nada adiantaria gerar um grande volume de tráfego se todos os visitantes desistissem da navegação após alguns minutos, não é?

Explore o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito útil no momento de divulgar seu e-commerce. Trata-se de uma ótima forma de estabelecer uma comunicação direta com os seus clientes, aumentando o interesse em relação aos seus produtos.

Essa ferramenta pode ser utilizada de diversas maneiras: envio de promoções ou cupons de desconto, lançamento de novos produtos, celebração de datas comemorativas, envio de informações úteis para o cliente, entre outras. Tomando-se muito cuidado com a gestão da lista de contatos e spam, esse canal pode atingir índices de conversão de até 69%, muito maior que outros canais.

Faça parcerias

As parcerias podem ajudá-lo a divulgar seu e-commerce entre o público. Isso pode ser viabilizado tanto através dos influenciadores digitais, que reúnem muitos seguidores que podem se tornar seus clientes, quanto com uma estratégia de guest post – em que você consegue publicar conteúdos como convidado nos blogs de outras empresas.

Utilize o remarketing

Você entra em uma loja virtual e navega por alguns livros de administração. No dia seguinte, vários sites que você abre têm anúncios de livros da área, e você começa a receber e-mails da loja apresentando mais opções de títulos. Essa situação já aconteceu com você?

Essa é a estratégia de remarketing, que busca resgatar potenciais clientes que demonstraram interesse no seu produto, mas não fecharam a compra – é outra forma muito utilizada para divulgar uma loja virtual e aumentar os resultados de venda.

Invista no mobile

Uma boa parte dos seus clientes acessa a internet pelo smartphone, certo? Por esse motivo, você também precisa dar uma atenção especial à responsividade da sua página em dispositivos móveis, e utilizar aplicativos que facilitem a compra. Dessa forma, aumentam as chances de entregar boas experiências ao cliente.

E então, gostou das dicas para divulgar seu e-commerce e obter melhores resultados? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima!
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