Quais os tipos de consumidores de e-commerce

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Os consumidores móveis vão ser os responsáveis ​​por quase metade de todas as transações de comércio eletrônico em alguns anos. O que isso quer dizer? Que temos novos tipos de consumidores e que eles estão remodelando o comércio digital.

Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório da Forrester Research, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, 82% dos consumidores dos EUA tomam decisões de compra quando estão em uma loja, e 56% usam smartphones para verificar preços online pelo menos “a maior parte do tempo”.

Associado a esse novo cenário, as redes sociais têm transformado os novos tipos de consumidores em clientes mais críticos e exigentes, levando a uma mudança de padrão no comportamento de compra.

Para entender melhor essa mudança, listamos os tipos de consumidores de e-commerce atual para que sua empresa possa construir um relacionamento de acordo com as novas características. Acompanhe.

 

6 tipos de consumidores de comércio eletrônico e como satisfazê-los

 

E-commerce é um dos segmentos que mais têm crescido nos últimos anos e abriga vários tipos de negócios em diferentes segmentos e tamanhos. Embora cada cliente final seja único, certas classificações podem ser desenvolvidas buscando otimizar o tipo de serviço ao público que é oferecido, e a melhor experiência de compra.

O grande desafio para a venda online é, justamente, aprender como identificar clientes, atraí-los para a primeira venda e retê-los, construindo um relacionamento de longo prazo.

 

1 – O cliente surfista

Considerado um potencial comprador, esse é um dos tipos de consumidores que podem ser convertidos em cliente fiel através de promoções em redes sociais, como o Instagram ou Facebook, blog, comunidades ou grupos.

A principal característica desse tipo de cliente é que ele começar a visitar sua loja regularmente para ver o que há de novo e, eventualmente, encontrar algo que gostaria de comprar.

Esse tipo de consumidor pode ou não estar procurando comprar, mas navega em vários sites apenas para determinar se algo lhes interessa, ou para matar o tempo. Os surfistas navegam em alguns produtos em lojas virtuais, mas que também estão disponíveis em lojas físicas, e podem querer comparar preços ou marcas antes de comprá-los.

 

2 – O pesquisador

Além de outros aspectos, comum nos tipos de consumidores online, os pesquisadores procuram um vendedor de confiança. Se eles ainda não compraram nada em seu e-commerce, vão coletar o máximo de informações sobre sua loja e produtos por meio de redes sociais e sites de opinião.

Como vendedor, é preciso garantir que você forneça todos os detalhes necessários em um formato fácil de visualizar e consistente. Com base no tempo gasto no site, esses clientes em potencial podem converter em vendas através do uso do chat ao vivo e e-mails personalizados.

Esse é um dos tipos de consumidor que procuram por um produto ou serviço específico, mas fazem comparação de preços, verificam detalhes de envio, políticas de devolução e outros aspectos antes de realmente fazer uma compra. Conhecidos por ser pacientes, eles não compram por impulsos e estão dispostos a esperar o tempo necessário para realizar uma boa compra.

 

3 – O focado

Os clientes focados são orientados a produtos e acessam sua loja virtual sabendo exatamente o que querem comprar. E você, como vendedor, para converter a venda, deve garantir que seu e-commerce tenha uma ferramenta de pesquisa rápida e precisa, capaz de identificar o produto ou serviço em um piscar de olhos.

Uma vez localizado o produto, esse é um dos tipos de consumidores que devem ser capazes de entender e compreender todos os seus atributos com clareza, identificá-lo como a peça certa e, em seguida, proceder imediatamente ao checkout.

Normalmente, ele está procurando a substituição de um produto que já possui, mas que esteja necessitando de uma troca em decorrência do tempo ou algum tipo de avaria.

 

4 – O caçador de descontos

Esses consumidores procuram por pechinchas e códigos de desconto em seus produtos favoritos, e podem ser atraídos para fazer uma compra. Uma boa maneira de chamar a atenção desses clientes é destacar o quanto eles estariam economizando, listando o preço de varejo e o desconto que você está oferecendo.

Além disso, esse é um dos tipos de consumidores que representam uma ótima oportunidade para conversão em clientes leais ao receber descontos especiais ao se tornar membros. Frete grátis, o e-mail marketing direcionado e personalizado e as mídias sociais podem atrair esses usuários para o seu site e converter em boas vendas.

 

5 – O impulsivo

O cliente impulsivo pode ser surfista ou mesmo orientado a produtos, mas faz uma compra por impulso se encontrar algo do seu agrado em seu e-commerce. Ele também pode receber um cartão-presente ou um cupom de desconto especial que gostaria de converter.

Esses compradores também estão procurando por conveniência e facilidade, e por isso precisam ter uma descrição clara e concisa de seus produtos, checkouts fáceis e mais rápidos, sem necessidade de qualquer tipo de registro.

É difícil determinar se eles serão clientes recorrentes, mas você pode atraí-los através de um excelente serviço pós-venda, atualizações via boletins informativos e descontos para ocasiões especiais.

 

6 – O sempre fiel

Os clientes fiéis são o sonho de todos e-commerce, pois eles são responsáveis ​​por quase 80% de todas as vendas, embora sejam apenas 20% de sua base total de clientes.

Esse tipo de consumidor confia em sua loja virtual, seu serviço, suas políticas de envio, ou seja, basicamente tudo que você tem a oferecer. O grande desafio é mantê-lo, já que muitas lojas tendem a ignorar os clientes existentes, tentando atrair novos.

Garantir que seus consumidores continuem fiéis pode parecer um grande desafio, porém, se você desenvolver algumas táticas que os façam se sentir como clientes diferenciados, isso se torna mais fácil.

Pontos de fidelidade e recompensas em todas as compras, pré-vendas, descontos especiais em aniversários e o gerenciamento do relacionamento com o cliente são ferramentas importantes para sempre manter seus clientes interessados.

Aqui estão algumas razões pelas quais há um aumento constante de clientes fazendo compras online:

 

  • Melhor seleção de produtos
  • Frete grátis
  • Preços mais baixos
  • Comparação de preços
  • Conveniência
  • Facilidade na compra

 

Por fim, uma empresa de sucesso precisa de pouco trabalho para manter os já existentes, em comparação com a conquista de novos clientes. Se uma empresa entende as diferentes características do comportamento para diferentes tipos de consumidores, e os cultiva, então, ela já possui um plano para o sucesso. Ninguém sabe sobre seus clientes melhor que você.

 

E você, como se comporta na hora de comprar online? Conte para a gente nos comentários. Além disso, estamos no Facebook e Instagram. Até a próxima!  

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