Como está o mercado de marketplace para varejo?

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Como está o mercado de marketplace para varejo

[et_pb_section fb_built=”1″ fullwidth=”on” _builder_version=”3.0.93″ custom_margin=”|||” custom_padding=”|||”][et_pb_fullwidth_header title=”Como está o mercado de marketplace para varejo?” background_layout=”dark” background_overlay_color=”rgba(224,153,0,0.51)” _builder_version=”3.0.93″ title_font=”|||on|||||” title_text_align=”center” title_font_size=”45px” background_image=”http://lifeapps.com.br/wp-content/uploads/2018/08/market-place-varejo.jpg” parallax=”on” parallax_method=”on” custom_margin=”|||” custom_padding=”|||” custom_css_main_element=”min-height: 400px;”][/et_pb_fullwidth_header][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.0.93″ custom_padding=”54px|0px|0px|0px”][et_pb_row custom_padding=”0px|0px|0px|0px” _builder_version=”3.0.93″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.0.93″ text_font_size=”18px” text_line_height=”1.8em” header_font=”|||on|||||” header_font_size=”35px”]O mercado de marketplace é uma alternativa cada vez mais explorada pelas empresas do varejo que desejam maximizar os seus resultados de vendas. Em meio a tantos modelos de negócio e canais de venda para alcançar o consumidor, a exposição dos produtos nessas plataformas chama a atenção pela praticidade em ampliar a visibilidade.

Quando você procura por produtos específicos na internet, dificilmente deixa de conferir os principais marketplaces existentes, não é? Talvez um consumidor que dificilmente encontraria a sua empresa em suas buscas pela internet fique interessado pelos produtos do seu negócio que estão anunciados em um marketplace.

Entretanto, antes de começar a explorar as oportunidades para o varejo, é importante compreender melhor o funcionamento dessas plataformas. Acompanhe, a seguir, algumas informações sobre o mercado de marketplace.
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Como funciona um marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio que reúne diversos vendedores em uma só plataforma – facilitando o processo de compra do consumidor. Por conta de suas características, o marketplace também ficou conhecido como shopping center virtual: um local que abriga diversas lojas para satisfazer o público.

Na prática, é muito simples compreender o funcionamento: trata-se de uma página da internet ou te um aplicativo mobile muito semelhante a um e-commerce, com a diferença de que são expostos produtos de vários vendedores diferentes. Para o consumidor, basta entrar nessa plataforma e realizar suas compras normalmente – com o diferencial de ter acesso a um vasto catálogo de produtos.

 
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Esse é um modelo de vendas que pode ser explorado de diversas maneiras diferentes. Existem empresas que apostam exclusivamente nessa forma de alcançar o consumidor, enquanto outras lojas utilizam o marketplace como forma complementar para fechar mais vendas. Por conta dos seus baixos custos, empresas do varejo de diferentes perfis conseguem enxergar boas oportunidades.

 

Evolução do marketplace no Brasil e no mundo

O modelo adotado pelos marketplaces surgiram ainda em 1995 nos Estados Unidos com a Amazon – que continua até hoje como a maior referência mundial no segmento. No Brasil esse modelo de negócio começou a ser explorado somente em 1999, com o Mercado Livre, e os resultados alcançados são cada vez mais otimistas.

Segundo o relatório “Webshoppers”, que foi desenvolvido pela Ebit, os marketplaces representaram 18,5% do faturamento do e-commerce em 2017. Ou seja, do total de R$ 47,7 bilhões que o comércio eletrônico brasileiro arrecadou, R$ 8,8 bilhões são provenientes desse modelo de negócio.

Outro estudo que ressalta a evolução do segmento de marketplace no Brasil é a pesquisa “Panorama dos Marketplaces do Brasil”, da Precifica, que analisou 3 dos principais players do mercado: Walmart, Americanas e Extra. Segundo os resultados encontrados, essas empresas somavam 7.082 lojistas em junho de 2017 – demonstrando um aumento de 13,6% em relação a março do mesmo ano.

Com o crescimento do segmento de e-commerce e o aumento do número de vendedores explorando os marketplaces, a tendência é que esse modelo de vendas continue fazendo sucesso entre o público. Afinal, o consumidor está interessado na praticidade no momento de fazer as suas compras.

Um exemplo de como o mercado se movimenta em busca de atender as necessidades de praticidade dos shoppers é o modelo de e-commerce delivery, no qual o usuário tem à sua disposição uma lista de estabelecimentos, de acordo com a sua localização, para fazer suas compras e receber em sua casa, poupando o tempo gasto em filas de supermercado, por exemplo.

A entrega gerenciada diretamente pelo varejista funciona muito bem em negócios locais (dentro de um município) e contribui para a expansão da venda online diretamente por aplicativos, afinal, o consumidor atual não se desgruda do smartphone.

 

As oportunidades para o varejo

Do ponto de vista do cliente, o marketplace é muito semelhante a qualquer outra loja virtual. A diferença desses shoppings centers virtuais está na possibilidade de encontrar uma grande variedade de produtos e preços mais atrativos.

Considerando os hábitos de consumo dos brasileiros, diversas empresas do varejo começam a enxergar as oportunidades desse modelo de negócio. Isso vale tanto para uma grande organização com diversas filiais, um dono de supermercado bem-sucedido localmente quanto para um vendedor que está iniciando as suas vendas na internet.

Enquanto alguns vendedores que não possuem uma página própria vendem exclusivamente através dos marketplaces a custos baixíssimos, outras empresas que desejam entrar no mundo digital encaram essas plataformas como uma porta de entrada. Além disso, mesmo lojas virtuais conhecidas entre o público podem obter resultados de vendas ainda mais satisfatórios.

 

Quais as vantagens para os varejistas que atuam com venda online por marketplace?

O grande sucesso que o mercado de marketplace vem fazendo no Brasil é explicado pelas vantagens vividas tanto pelos consumidores quanto pelas empresas de varejo, que exploram esse modelo de venda. Veja quais são os principais benefícios que uma empresa varejista pode aproveitar ao atuar com venda online por marketplace:

 

Ampliação da visibilidade

A maior vantagem de explorar um marketplace está na visibilidade que as empresas ganham. Um marketplace conhecido pode receber milhões de acessos diários de pessoas interessadas nos diversos produtos – incluindo os vendidos pelo seu negócio.

 

Baixos custos

Expor os seus produtos em um marketplace requer custos baixos – sendo geralmente cobrado um valor em relação às vendas fechadas. Considerando os investimentos em tecnologia, mídia e marketing digital que seriam necessários para obter tanta visibilidade, o marketplace se torna uma solução interessante financeiramente.

 

Facilidade no fechamento de vendas

Você não precisa ter todo o trabalho de construção de uma marca digital e se relacionar com o público através da internet para garantir bons resultados de vendas. Uma empresa varejista que explora um marketplace conta com toda a reputação da própria plataforma. Basta que sejam oferecidos produtos que realmente interessam ao consumidor.

 

Atração de clientes para a sua loja

Já para as lojas que já possuem uma página de vendas em funcionamento, o marketplace também pode ficar responsável por aumentar o tráfego no e-commerce. Ao ter uma experiência positiva com a sua marca em um marketplace, talvez, na próxima compra, esse cliente busque diretamente pelo site da sua empresa.

Além disso, todos os links do marketplace que levam para a página da sua empresa contribuem para que ela ganhe mais referência na internet. Isso afeta positivamente o ranqueamento nos mecanismos de busca e pode contribuir para gerar mais acessos.

 

Experiência e confiança do público

Um marketplace consegue entregar uma experiência muito satisfatória para o público, que passa a ter menos trabalho para encontrar os produtos buscados. Mais do que isso, uma plataforma de marketplace também conta com uma reputação no mercado e conquista facilmente a confiança do consumidor – gerando mais vendas.

 

Você já conhecia as oportunidades do mercado de marketplace para varejo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

 

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