4 métricas que você deve analisar para ter sucesso em seu E-commerce

por | 5/06/2019 | Blog, Mercado

Uma loja virtual é o negócio ideal para quem quer começar a empreender na internet. A facilidade para criar sua loja, vender seus produtos e trabalhar para si próprio está acessível para todos.

Essa facilidade porém vem com muito trabalho duro. Há vários fatores que devem ser analisados para medir o sucesso do E-commerce e um desses fatores é a análise de métricas de desempenho (KPIs).

Se você já tem sua loja ou pretende ter um projeto online vamos lhe mostrar 4 métricas básicas que você deve analisar para medir corretamente o sucesso do E-commerce. Confira:

 

Faturamento

Essa é a principal e a métrica mais básica de avaliação para o sucesso do seu E-commerce. O faturamento é soma do valor de todos os pedidos realizados durante o período em uma loja virtual.

O faturamento pode ser analisado de forma semanal, mensal, anual ou mesmo diária. Essa é uma métrica importante pois, de forma geral, toda loja virtual possui uma meta de vendas e é o faturamento que diz se o resultado está de acordo com o planejado.

 

Ticket Médio

O ticket médio nada mais é do que o valor médio das vendas de uma loja virtual. Por exemplo, se eu vendi dois pedidos com o valor de R$ 60 reais o total do meu faturamento será de R$ 120 reais e o meu valor médio de cada um desses pedidos será R$ 60 reais.

É importante analisar o ticket médio pois com ela entendemos não só o comportamento de compra dos clientes, mas também traçar nossa estratégia de vendas.

Se minha meta de vendas é de R$ 1 mil reais durante o mês e meu ticket médio é R$ 100 reais eu preciso realizar 10 pedidos no mesmo período para bater a meta, certo? Esse dado ajuda bastante a traçar estratégia correta para se chegar no resultado esperado.

 

Taxa de Conversão

Assim como a métrica do Faturamento, a taxa de conversão é outra métrica básica que deve ser analisada para o sucesso do E-commerce.

A taxa de conversão avalia a quantidade de pessoas que foram convertidas ao acessar a loja virtual. Exemplo: no período de 30 dias, uma loja recebe 30 mil visitas e 1 mil realizaram uma compra. Nesse caso, o cálculo é feito dividindo o número de conversões pelo total de visitas multiplicado por 100 para ter um valor percentual. O resultado dessa taxa de conversão será de 3,33%.

Não há uma taxa exata que uma loja virtual deve possuir, porém, de acordo com a Forrester Research, a taxa média do e-commerce brasileiro é de 1,5%.

 

ROI — Retorno sobre o Investimento

O “Retorno sobre o Investimento”, ou basicamente ROI representa o percentual do custo de uma determinada ação que retornou para o negócio. 

Geralmente utilizado para avaliar o esforço de marketing e divulgação em um negócio, o ROI é calculado da seguinte forma: Receita – Custo / Custo

Exemplo: Em um mês uma empresa teve seu faturamento total de R$ 89 mil reais e o investimento em Marketing tenha sido de R$ 8 mil. Neste caso o ROI seria aproximadamente de 10. O retorno de investimento foi mais de 10 vezes maior em relação ao investimento.

Com o ROI pode-se avaliar a efetividade das ações de marketing e quanto de fato investir para o sucesso do E-commerce.

 

O que mais analisar para ter no sucesso no E-commerce

Pode-se dizer que no E-commerce podemos analisar e ter métrica para praticamente tudo, basta se determinar o que quer analisar. Podemos citar alguns exemplos do que também poderia analisar em sua loja: Custo de aquisição de clientes, Abandono de carrinho, Giro de Estoque e Curva ABC, Taxa de Rejeição etc.

É importante que o gestor de uma loja virtual entenda as métricas básicas de análise e posteriormente busque entender melhor os aspectos do seu negócio e assim ir complementando com as métricas que sejam mais relevantes ao seu negócio.

Se gostou desse artigo e deseja entender como ter o verdadeiro sucesso no E-commerce fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar mais novidades!

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