A prova fundamental de que plataforma de e-commerce funciona

por | 12/06/2019 | Blog, Mercado

Escolher a plataforma de e-commerce certa é fundamental para os resultados e o sucesso do seu negócio.

Um dos principais fatores para alcançar sucesso no setor de varejo digital é ter uma

plataforma de e-commerce bem estruturada. A principal prova desta afirmação são os resultados registrados a cada ano no Brasil e no mundo. 

Para se ter uma ideia, em 2018, segundo levantamento feito pelo Ebit/Nielsen, o e-commerce brasileiro cresceu 12% e faturou R$ 53,2 bilhões, mesmo considerando o efeito da greve de caminhoneiros ocorrido em maio, fazendo o comércio eletrônico deixar de faturar cerca de R$ 400 milhões. 

Ainda de acordo com a pesquisa, ao todo, foram 123 milhões de pedidos realizados pelo e-commerce, um resultado 10% maior do que no ano anterior.

A importância da plataforma de e-commerce neste crescimento 

As plataformas de e-commerce tornaram as vendas online mais fáceis do que nunca. Elas oferecem estrutura incríveis, juntamente com as ferramentas essenciais para construir, gerenciar e comercializar uma loja online. 

Mais importante ainda, a plataforma de e-commerce desempenha um papel decisivo no sucesso ou fracasso de uma loja online – quando totalmente funcional e integrada, garante o pleno funcionamento das lojas online. 

Por isso, basta uma decisão errada na escolha da plataforma de e-commerce para causar danos irreparáveis ​​ao desempenho da loja virtual e à reputação junto ao mercado e clientes.

Em sua forma mais simples, uma plataforma de e-commerce permite que sua empresa venda produtos e serviços on-line. 

Porém, com a evolução que estamos acompanhando nos últimos anos, uma nova geração de software empresarial integrada ao comércio eletrônico tem apresentado todas as funcionalidades comerciais necessárias em uma única solução.

A convergência entre evolução e inovação resultando em uma nova plataforma de e-commerce 

Imagine uma plataforma de e-commerce que permite ao time de atendimento ter uma visão única de um cliente em todos os canais, um sistema centralizado de pedidos e gerenciamento de estoque que pode atender de forma eficiente os seus canais de vendas, incluindo lojas físicas. 

Associe, também, a possibilidade de utilizar os dados históricos dos clientes para fornecer ofertas personalizadas e relevantes. 

Todas essas possibilidades se tornam realidade com o advento de uma plataforma completa de comércio eletrônico para otimização de negócios e melhoria da eficiência nas vendas, bem como o aperfeiçoamento do envolvimento e satisfação do cliente – graças ao processo evolutivo da tecnologia e muita inovação. 

Dessa forma, as plataformas de e-commerce apresentam a unificação dos principais processos de negócios, e as empresas podem obter uma visão completa do ciclo de vendas, atendendo às expectativas até dos clientes mais exigentes.

Com essa nova realidade, as plataformas de comércio eletrônico têm mostrado benefícios fundamentais ao negócio, refletidos em resultados positivos e perspectivas de crescimento futuro. Como vantagens, podemos destacar:

  • Plataforma unificada

Assim, elimina a falta de integração ou a dependência com sistemas que atendem setores como contabilidade, gerenciamento de inventário e pedidos, marketing, atendimento ao cliente e financeiro.

  • Fornece uma visão do cliente em 360°

Oferecendo experiências cross-channel consistentes e personalizadas, marketing direcionado e atendimento ao cliente superior, com uma visão única das interações e transações com clientes em todos os pontos de contato e canais.

  • Gerenciamento inteligente de pedidos

Exceder e definir novas expectativas do cliente para compras, tanto online quanto nas lojas físicas, maximizando a lucratividade, centralizando o gerenciamento de pedidos e tendo uma visão única do estoque em todos os canais e unidades de negócios da cadeia de suprimentos.

  • A entrega de experiências inovadoras aos clientes

Criar experiências mobile, na web e em loja exclusivas, personalizadas e atraentes para diferenciar sua marca e superar as expectativas dos clientes.

  • Suporte a expansão ilimitada

Implementação rápida de sites para vários modelos de negócios, canais, marcas, países, moedas e idiomas na mesma plataforma.

Escolher a plataforma certa de e-commerce é fundamental para o sucesso do negócio 

Ter um o comércio eletrônico pode ser tão desafiador quanto qualquer outro tipo de negócio. E, em alguns casos, ainda mais do que uma empresa convencional, simplesmente porque é tão dependente de uma única variável: uma plataforma de e-commerce. 

O modelo de negócios de comércio eletrônico é incrivelmente lucrativo, não apenas para os empreendedores, mas também para as plataformas que ajudam essas empresas a escalar os seus negócios para resultados muito além dos esperados. 

Portanto, antes de cometer erros básicos que podem comprometer o sucesso do negócio, você deve selecionar a plataforma de e-commerce certa para a sua loja virtual. Sua solução deve incluir todas as principais funções do negócio e as características necessárias para garantir a expansão sustentável no futuro.

A melhor experiência do cliente

Sua opção de plataforma de e-commerce deve fornecer uma resposta estratégica para essa questão. Quanto melhor a experiência do cliente, maiores serão as chances de obter taxas de conversão mais altas e aumentar o valor geral das transações para sua loja virtual.

A relação entre melhoria da experiência do usuário e a sua plataforma de comércio eletrônico é fundamental para estabelecer melhores resultados no longo prazo.

Provavelmente, quanto menos dinheiro você estiver disposto a investir na escolha de sua plataforma, menor a probabilidade de ela atender às suas necessidades de negócio.

Maior agilidade nos negócios

A agilidade dos negócios, ou a taxa na qual sua empresa pode se adaptar ao seu ambiente de negócios, desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma vantagem competitiva em seu mercado.

Assim como melhorar a experiência do usuário em seu site, o conteúdo dinâmico de marketing que acompanha o comportamento dos consumidores é uma receita comprovada proveniente do seu site.

Desta forma, sua plataforma de e-commerce promove uma melhor colaboração, alinhando processos operacionais e fornecendo uma visibilidade completa dos dados em tempo real das transações realizadas, contribuindo para que os gestores possam tomar as melhores decisões estratégicas.

A influência do mobile nos resultados gerados pela plataforma de e-commerce

De acordo com o IBGE, 92,1% dos acessos à rede são feitos via dispositivos móveis, o que torna os smartphones a principal ferramenta de comunicação e negócios atualmente. No ano passado, por exemplo, dos 7,6 bilhões de pagamentos processados, 2,7 bilhões foram via mobile, cerca de 35% do total.

Para se ter uma ideia, em 2017, o volume de pedidos via dispositivos móveis cresceu acima dos 35%, de acordo com os dados da Webshoppers. Nesse caso, cerca de 1/4 das vendas de e-commerce no Brasil se dividiram entre celulares e tablets. 

O fenômeno do aumento foi principalmente atribuído à democratização do acesso às redes 3G e 4G, inclusive nas regiões mais carentes. Por isso, os arquivos móveis não são mais referentes a um opcional. Eles devem ser um elemento considerado na escolha de sua plataforma de e-commerce. Afinal, os smartphones já estão garantidos em seu desempenho on-line.

O papel do e-commerce para o crescimento econômico-social

Vale destacar, também, que, apesar do atual pessimismo econômico, a comércio eletrônico tem um papel importante no crescimento econômico-social em diferentes países.

Nos Estados Unidos, por exemplo, com ajuda do comércio eletrônico, o país apresenta um desempenho econômico impressionante, particularmente em termos de crescimento da produtividade, desde 1995.

No mercado indiano, o país tem uma tremenda oportunidade de crescimento à medida que a penetração do varejo eletrônico e a Internet cresce com o passar dos anos. Isso representa um importante motor do crescimento com impactos não só na economia, mas também na sociedade.

Não é à toa que empresas estrangeiras de e-commerce, como Amazon e eBay, estão mudando gradualmente seu foco para as economias emergentes. Em seus relatórios anuais, essas empresas já apontam que cerca de 50% de suas receitas são de regiões fora dos EUA.

Grande parte dessa aceleração no crescimento da produtividade é estrutural e atribuível a mudanças induzidas pela tecnologia, a exemplo das lojas virtuais, pela Internet, e através de melhorias em todos os aspectos da organização empresarial, produção, finanças, marketing e logística.

O e-commerce faz parte da nova economia e, portanto, qualquer sistema de negócios que produz eficiência, reduz custos, amplia a produtividade, otimiza investimentos e promove a gestão estratégica dos processos de forma inteligente dá aos clientes mais do que eles querem, de maneira sustentável e permanente.

Esse avanço continua a alimentar a tendência de uma economia cada vez mais empreendedora. Se novas empresas estavam trabalhando assiduamente para eliminar ineficiências antes, a Internet e soluções de tecnologia, a exemplo das plataformas de e-commerce, tornou os cortes mais profundos e rápidos.

Desta forma, a combinação de empreendedorismo, Internet e comércio eletrônico permitiu que novas empresas atingissem os modelos de negócios muito eficientes que buscavam.

Os custos caíram e estão sendo empurrados para baixo todos os dias, fazendo com que a economia se torne cada vez mais aquecida – e dando boas oportunidades para os empreendedores.

Portanto, a conclusão que podemos tirar a respeito do uso de plataformas de e-commerce é a seguinte: depois do tempo, dinheiro e esforço que as empresas dedicam à criação de um site que pode converter o tráfego em vendas, é importante garantir que a loja virtual esteja funcionando o todo momento.

Sendo assim, não importa se você faz negócios para o mundo B2B ou B2C, sua plataforma de e-commerce precisa fazer muito mais do que apenas realizar as transações em sua loja virtual.

Se você quer ser competitivo em mercados de alta performance, ofereça mais vantagens e benefícios para os clientes e garanta uma ampla satisfação deles. E então, está preparado para esse cenário?

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