Sua loja online não está vendendo por 5 motivos

por | 15/05/2019 | Blog, Sua Loja

Se sua loja online não está gerando as vendas esperadas, é hora de identificar os motivos. Conheça neste artigo pelo menos 5 razões para que isso aconteça.

Desde startups de alta tecnologia até lojas virtuais familiares em pequenas cidades, o espírito empreendedor dos brasileiros tem causado um impacto profundo na retomada do cenário econômico do nosso país.

Considerado hoje uma das principais forças de inovação no Brasil, o empreendedorismo é considerado o motor para impulsionar a nossa economia, introduzir novas ideias ao mercado e ainda criar empregos para os brasileiros.

A verdadeira marca do empreendedor brasileiro é a sua criatividade. Acreditar em uma ideia e levá-la ao final, ter a esperança que será lucrativa, criando novos caminhos para o crescimento e até novas formas de fazer negócios. Isso nos faz verdadeiros empreendedores.

Isso vale para muitas histórias de sucesso, desde o nascimento de uma loja online em um micro-nicho até grandes portais de negócios e novas tecnologias criadas para atender uma demanda específica do mercado. O empreendedorismo online tem sido determinante para muitas pessoas que decidiram tomar as rédeas de suas vidas e partiram para o jogo.

O empreendedorismo online se tornou chave para a economia

Não é surpresa ver o quanto nós brasileiros somos altamente conectados com a Internet e como ela se tornou a principal ferramenta para empreendedores e empresas.

O fato de ter uma rede inter-relacionada, cruzando fronteiras, abrangendo milhões de usuários e podendo ser usada como uma plataforma para a venda de bens e serviços, explica o porque ter uma loja virtual se tornou tão importante para o empreendedorismo.

E desta forma, muitos indivíduos e empresas decidiram se engajar em atividades de comércio eletrônico, desenvolvendo uma presença online que atendesse aos usuários e às suas diversas necessidades.

Porém, dado que o e-commerce é um conceito relativamente novo, é compreensível que pequenas, médias e grandes empresas passem por desafios ao longo do caminho de adotar e gerenciar suas atividades em uma loja virtual.

Com isso em mente, vamos identificar pelo menos 5 motivos que podem estar impedindo o crescimento de sua loja online, em consequência da dificuldade de realizar vendas e que podem contribuir para o fracasso de muitos empreendedores.

5 razões que impedem as vendas de sua loja online

      1. Seu site não é profissional

Você deve saber que seu site ou aplicativo é a porta de entrada para suas vendas online. O objetivo de qualquer loja virtual é fornecer informações de produtos e serviços aos atuais e potenciais clientes.

Independentemente do segmento de sua empresa, seu site é ferramenta essencial para informar aos clientes o que você deseja que eles saibam. Será de sua loja virtual a conversão em vendas.

Quando se trata de design de site, um layout limpo, organizado e fácil de navegar é a maneira mais eficaz de crescer online. Se os visitantes entram em sua loja virtual e não conseguem encontrar rapidamente o que desejam, provavelmente desistirão e vão para outro lugar.

Por isso, organize seu conteúdo. Crie um design que mostre claramente aos espectadores onde encontrar as informações mais importantes sobre sua empresa. A menos que seu site pareça profissional e ofereça valor para seus clientes, não serve para nada.

      2. Sua loja virtual não encoraja conversões

Conversões são cruciais para as vendas. Ao mostrar distrações, pop ups invasivos, promoções agressivas e prematuras, falta de informação e preços pouco claros ou errados, você cria vários obstáculos para realizar conversões em vendas.

Quando os clientes acessam sua loja virtual, você não quer que eles apenas procurem e saiam. O objetivo é que eles gostem do que vêem e executem os próximos passos para fazer negócios com você. A questão é: você torna mais fácil para os clientes agirem?

Os botões de call to action, por exemplo, são uma ótima maneira de incentivar os clientes a dar o próximo passo e se envolver com sua empresa. Se o seu site não tiver excelentes oportunidades para conversões, você está impedindo as vendas.

      3. Seu processo de conversão é ineficaz

Os consumidores simplesmente não querem colocar muito esforço no processo de conversão. Há muitas maneiras de facilitar esse momento de compra.

Formulários complexos, por exemplo, solicitando muitas informações são um dos motivos para diminuir as conversões em uma loja virtual. Seu cliente quer um processo de checkout simples e rápido.

Seu objetivo deve ser tornar o processo de compra o mais fácil possível. Se o seu site não facilita a compra, os clientes encontrarão um concorrente que o faça.

      4. Sua loja online não está adaptada aos dispositivos móveis

Quase 90% das pessoas desbloqueia o telefone mais de 150 vezes por dia . Em um mundo em que a maioria dos consumidores usa seu dispositivo móvel para pesquisar empresas, obter informações sobre produtos e fazer compras, sua loja online precisa ser exibida em uma plataforma móvel.

Quando você visualiza seu design da Web e seus elementos, considere a capacidade de adaptação aos dispositivos móveis. Se o seu site for carregado de maneira eficiente em todas as plataformas, você se beneficiará de um melhor SEO, tempo de carregamento mais rápidos e uma experiência de usuário de qualidade.

Tudo isso se traduz em uma maior base de clientes, aumento nas vendas, maior receita e crescimento geral dos negócios .

      5. Você não tem a estratégia certa

Mesmo com o design de sua loja online mais eficaz, você ainda precisa maximizar os canais de marketing disponíveis para sua empresa. Essa estratégia abrangente é a única maneira de você criar sua base de clientes e converter os espectadores em vendas.

Há muitas maneiras de melhorar seu negócio depois de criar um site de comércio eletrônico eficaz. PPC, email marketing e perfis avançados são apenas algumas áreas para aumentar sua capacidade de impulsionar as vendas.

As estratégias de marketing mais eficazes alcançam seus clientes em potencial em diversas plataformas diferentes e são capazes de aumentar a conversão em vendas.

Uma boa notícia para o empreendedor: existe solução para esses problemas

A criação de uma loja virtual exige um alto nível de otimismo e resiliência. São características que podem ajudar um empreendedor a superar os desafios e dificuldades de começar um negócio online.

Então, o que é preciso para aumentar as vendas em sua loja virtual? Não é um processo difícil, você só precisa seguir a positividade e aplicá-la em três áreas fundamentais: planejamento, desenvolvimento da estratégia de mercado e compreensão dos requisitos técnicos.

  • Planejamento

Todo e-commerce deve começar com planejamento, se você estiver perdido para saber como fazer seu plano de negócio, uma boa notícia, não há lugar melhor do que a internet para te ajudar.

Reúna todo o conhecimento que puder, você e sua loja virtual precisará disso. O planejamento deve abranger todos os aspectos do negócio online com um olhar crítico.

Além disso, para ter um negócio na internet é necessário executar em tempo integral, não existe qualquer loja de varejo online que fecha após 22:00. O objetivo do mercado online é que os consumidores possam aproveitar qualquer coisa que eles precisam a qualquer hora e de qualquer lugar.

Assim, ao não fornecer serviços 24/7 aos consumidores, sua empresa não conseguirá cumprir os pedidos e, em troca, perderá a única chance de criar lealdade e um vínculo de confiança com seus consumidores.

  • Desenvolvimento da estratégia de mercado

Esse é um dos aspectos mais importante de um negócio online. A questão é como você vai atrair clientes e converter em vendas os seus produtos ou serviços.

Os consumidores da economia online gostam de saber como é o produto e, como não podem tocá-lo com as mãos para verificá-lo, o melhor caminho é fornecer fotos de qualidade e as informações necessárias dos produtos e serviços.

E quando se trata de estratégia de marketing, evite a descrição exagerada de seus negócios e produtos no site. Forneça apenas informações úteis que você acha que serão relevantes para um consumidor. Você pode ter a ajuda das mídias sociais para isso, já que você pode alcançar o público de massa através das mídias sociais.

Por outro lado, a otimização de mecanismos de busca também desempenha um papel importante. A lista de resultados das pesquisas devem conter o link do site e, pelo menos, deve estar no topo.

  • Compreensão dos requisitos técnicos

É isso que leva os visitantes a se transformarem em compradores. O site para o seu negócio online deve ser atraente e produtivo ao mesmo tempo.

Um carrinho de compras virtual é o estágio inicial do processo de atendimento. Permita que os consumidores naveguem pelos produtos, fornecendo a eles a opção de salvar seus itens selecionados.

Além disso, a interface do usuário deve parecer convincente e, portanto, você deve fornecer o complemento ao seu site. Coisas como “Depressa! Oferta de período limitado, “venda fora de época”, adiciona coisas que os consumidores acham difícil resistir.

Por último, mas não menos importante, é necessário que o consumidor acesse facilmente sua loja virtual, para isso, não os obrigue a passar pelo longo processo de assinatura e login, preenchendo formulários enormes, feedbacks, senhas e muito mais.

Aumente a receita de sua loja virtual

Se a sua loja online não gerar as vendas esperadas, é hora de identificar os problemas que estão atrasando sua empresa. Se você não tem a estratégia certa, não estiver divulgando conteúdo relevante ou não estiver seguindo uma estratégia eficaz, seu negócio online não trará as vendas necessárias para o sucesso.

Avalie sua presença online com base nos pontos listados acima. Quanto mais cedo você corrigir esses problemas, mais rápido você verá o crescimento das vendas e o sucesso dos negócios.

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