Como sua loja pode vender online com a liberação do FGTS?

por | 14/08/2019 | Blog, Mercado

Pode parecer pouco neste primeiro momento, mas o saque do FGTS é uma oportunidade de mercado que deve ser aproveitada por qualquer um que busca vender online.

Já sentiu aquela sensação de carregar um grande peso em sua mochila, que o impede de andar mais rápido e chegar a pontos mais distantes em uma caminhada? Pois é, essa é a mesma sensação que um empreendedor sente ao tentar vender online seus produtos e ver seu estoque abarrotado de mercadorias que ainda não venderam.

Pode parecer que seus produtos estão vendendo bem, sua receita está aumentando e os clientes estão retornando à sua loja, porém, em algum lugar do seu estoque ou em determinado período do ano, há uma grande chance de que, a cada mudança da estação ou momentos de crise, como esse que vivemos atualmente, haja uma quantidade maior de produtos que você terá dificuldade em vender online. 

Esse estoque preso, ou como costumamos chamar “encalhado”, e situações de instabilidade econômica geram problemas que impedem diversas empresas de vender online, crescer e atingir seus objetivos de negócio.

A importância do estoque em seu negócio

Não importa se você busca vender online ou offline, estoque será algo fundamental em seu negócio, e gerenciá-lo é algo estratégico para qualquer segmento de mercado ou tamanho de empresa. 

Como você sabe bem, o estoque será o responsável pela satisfação do seu cliente em receber o produto na hora da compra, ou depois de um tempo determinado em decorrência do período de entrega. O prazer de ter o produto em mãos em pouco tempo é determinante para que seu cliente volte em seu e-commerce e realize uma nova compra online.

Já o excesso em estoque pode variar. Ele pode ser estratégico em várias situações em que se tenta vender online – vejamos dois exemplos básicos: 

  • Para atender a uma alta demanda de vendas.
  • Em decorrência de uma oportunidade junto aos fornecedores.

Porém, se essa estratégia para vender online não for gerida de forma adequada, uma empresa pode esperar vender a maior parte do seu excesso de produtos para compensar o seu investimento ou perder apenas uma pequena percentagem do lucro – o que é, obviamente, o melhor caso. 

Excesso de produtos que não é liquidado, normalmente, converte para um estoque obsoleto, o que quase sempre leva a uma despesa grande e dolorosa para as finanças das empresas.

Quando o estoque vira um grande desafio para vender online

Infelizmente, a realidade mostra que as empresas que carregam os níveis de estoque excedente em seus estoques normalmente descobrem que o problema foi causado pelo mau gerenciamento da previsão e do reabastecimento da demanda, ou pelo não rastreamento adequado dos estágios do ciclo de vendas de um produto.

Níveis de estoque excessivos vêm com muitas considerações de custo diferentes, com as quais as organizações devem se preocupar. Primeiramente, há perda de receita associada a produtos em estoque com pouca demanda de mercado. 

Além disso, há investimentos da empresa atrelados ao capital que está diretamente ligado à compra original das mercadorias, e há custos associados, que muitos chamam de custos de estoque.

Basta pensar em quanto você está perdendo por meio de custos de transporte, escolhendo (inadvertidamente ou não) para continuar segurando produtos em estoque. Primeiro, há o custo de oportunidade de usar um espaço precioso para armazenar esses produtos. 

Para cada prateleira dedicada ao estoque acumulado, uma oportunidade perdida de estocar mais de seus produtos mais vendidos. Os benefícios de escolher manter o estoque são suficientes para compensar o potencial de liberar esse espaço para aumentar a receita? Provavelmente não.

Além do custo de oportunidade, também há os de armazenamento para analisar. Estes podem assumir a forma de custos de aluguel de armazéns, o dinheiro gasto em serviços públicos, seguros, segurança e equipamentos – e a lista continua. 

Todos esses custos de inventário devem ser cobertos pela receita gerada ao vender online, mas o estoque acumulado não ajuda a cobrir essas despesas. Em vez disso, você acaba gastando muito dinheiro em armazená-los.

Sim, o FGTS é uma oportunidade, mas, antes…

Pode parecer pouco neste primeiro momento, mas o saque do FGTS é uma oportunidade de mercado que deve ser aproveitada por todos. Mas antes disso, é preciso estar pronto para essa demanda e para todas que virão em um futuro próximo.

Como vender online e aumentar o faturamento? Seja para dar rotatividade ao seu estoque ou para aproveitar oportunidades de mercado, para vender online é preciso tomar iniciativas assertivas para baixar seus estoques e satisfazer seus clientes. 

Como você sabe, vender online é um desafio – especialmente para os iniciantes, que ainda estão na fase de experiências e consolidação no mercado. Qualquer estratégia errada pode gerar prejuízos que comprometem o negócio, o crescimento e, principalmente, a satisfação dos clientes. 

O que fazer, então? Vejamos algumas dicas.

1. Implemente uma ferramenta completa de gestão

Se você quer fazer bons negócios, passar por fases difíceis da economia ou se livrar do estoque encalhado, primeiro, precisa saber fazer a gestão correta do seu negócio: do e-commerce à gestão de vendas e estoque

Hoje, um sistema de gestão de negócios torna a prática de vender online mais fácil e estratégica, permitindo integrar vendas e todo o estoque em uma única solução, oferecendo um cenário de vendas em tempo real.

Dessa forma, a implementação de uma solução completa de gestão para sua empresa oferecerá ferramentas fáceis de usar para, por exemplo, classificar exatamente quanto do estoque atual está encalhado. 

Gerenciando as compras online e conhecendo seu estoque em detalhes, você pode fazer uma lista dos itens armazenados em valor decrescente. A segmentação de itens de estoque de maior valor primeiro permite cobrir os custos envolvidos com o que está encalhado no menor tempo. 

2. Crie uma flag de urgência

Criar flag de urgência é um sinal que algo em seu e-commerce não está bem. Ela pode indicar que o volume de compras online está abaixo das metas definidas, ou problemas em seu nível de estoque. 

Ao indicar níveis de urgência em suas operações, os gestores de negócio podem antecipar a resolução de problemas que impactam as vendas online e atingir o cliente final, em termos de satisfação e presença de mercado.

Para se ter uma ideia, você pode implementar os melhores truques para se livrar do estoque ou as melhores promoções para aproveitar a liberação do FGTS, mas se não mostrar urgência em problemas considerados críticos na gestão do seu e-commerce, vender online vai se tornar uma perda tempo em todas suas iniciativas! 

Assim, torna-se muito estratégico criar indicadores que apresentem situações de risco no que você implementa, a fim de se livrar de situações-limite. Como você pode criar urgência para a vendas de seus produtos online agora mesmo?

a – Defina níveis de estoque mínimo e máximo.

b – Coloque prazos de validade para as vendas. Não confunda com a validade dos produtos, mas que também deve ser gerenciada.

c – Tenha atualizado em tempo real o valor de custo dos produtos. Lembre que quanto maior o tempo em estoque, maiores serão os gastos.

3. Destaque o valor de economia de custo

As dicas, agora, são para fazer com que os clientes adicionem produtos ao carrinho de compras. 

Se você quiser aumentar suas vendas e se livrar do estoque, então, um dos truques é oferecer um desconto para alguns produtos. Assim, use o bom e velho código de cupom de desconto, indicando o valor da economia de custo nas principais páginas do seu site. 

Com esses indicativos de desconto, ualquer cliente que visite seu site será atraído primeiro por esses produtos, mesmo que tenha algum outro em mente. Assim, automaticamente você aumenta as chances de ampliar as vendas online e reduzir estoques emperrados.

4. Inclua em suas ofertas diárias

Muitos sites implementam uma oferta diária que permite aos clientes comprar produtos com uma taxa muito reduzida. Ofereça alguns dos seus estoques em excesso em suas transações diárias, e isso vai ajudá-lo a se livrar desses produtos instantaneamente! 

5. Pacote de produtos

Agregar produtos em uma oferta é outra forma eficaz de vendas e de reduzir estoques. Por exemplo, se o seu estoque é composto por capa de celular, carregador de carro, roupas – então, você pode facilmente criar um pacote atraente com produtos relevantes por um bom preço. 

Dessa forma, você pode se livrar de vários estoques em excesso de uma vez, e seus clientes ficarão felizes em comprar itens oferecidos a um bom preço!

Você também pode usar essa técnica de agrupamento se tiver armazenado um grande número de estoques de segurança em seu inventário.

6. Ofereça frete grátis

Frete grátis, agora, é o padrão, por isso, suas vendas sofrerão se você não oferecer. Certifique-se de viabilizar essa facilidade para a maioria de seu estoque em excesso, o que vai atrair clientes para adicionar mais produtos em seu carrinho de compras. Dessa forma, você mantém os clientes felizes e descarrega o estoque simultaneamente.

Às vezes, os menores ajustes nas táticas de venda podem ajudar a impulsionar os resultados e reduzir seus estoques de baixa movimentação. Se as promoções adicionadas não ajudarem os resultados e metas esperados, é hora de repensar suas estratégias em uma escala empresarial.

Uma gestão eficiente do seu e-commerce é como um console de controle, de onde o pulso da empresa pode ser facilmente sentido e monitorado. Ela ajuda a distinguir o nível de compras online e estoques, com grande facilidade. Um sistema de gestão bem escolhido também pode se tornar uma solução eficaz de gerenciamento de estoque que mantém as perdas sob controle.

E no seu e-commerce, como você pretende aumentar as vendas com os saques do FGTS?

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